Fundado em 1988, o Grupo de Surdez do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e da Fundação Otorrinolaringologia é um dos pioneiros em tratamento de surdez e em cirurgia de implante coclear no Brasil.
Dirigido pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, o grupo é altamente especializado no tratamento de pessoas com perdas auditivas. É formado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, neuropediatras, geneticistas, radiologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, engenheiros e assistentes sociais. Apresenta a maior experiência brasileira em tratamento das doenças do ouvido, aparelhos de audição, próteses auditivas implantáveis e implantes cocleares. Possui um laboratório de pesquisas em células-tronco sobre surdez e o Centro de Audiologia mais moderno do país. O Programa Reouvir é o maior projeto mundial de fornecimento de aparelhos para surdez com mais de 10.000 pacientes já reabilitados.
O grupo pesquisa intensamente novos tratamentos para as doenças do ouvido e participa de diversos eventos internacionais sobre surdez.