• 31 de janeiro de 2024

Escrito pelos Profs. Drs. Ricardo Ferreira Bento, Richard Voegels, Luiz Ubirajara Sennes, Dr. Fabio de Rezende Pina e Prof. Dr. Geraldo Pereira Jotz, o livro Otorrinolaringologia baseada em sinais e sintomas terá tarde de autógrafos no dia 26 de maio, quinta-feira, durante o 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia que acontecerá em Gramado, RS.

Acontecerá no próximo dia 26 de maio, quinta-feira, durante o 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, o lançamento – e à tarde de autógrafos – do livro Otorrinolaringologia Baseada em Sinais e Sintomas, escrito pelos Profs. Drs. Ricardo Ferreira Bento, Richard Voegels, Luiz Ubirajara Sennes, Dr. Fabio de Rezende Pinna e Prof. Dr. Geraldo Pereira Jotz. A ideia do livro tomou força após o inicio das atividades do internato na Faculdade de Medicina da USP há dois anos. Todos nós, pertencentes à Disciplina de Otorrinolaringologia, percebíamos uma carência de livros voltados ao estudante de medicina sobre ORL, em uma linguagem simples e objetiva. E escrever o livro veio com o apoio constante e irrestrito do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e do coordenador da graduação de otorrinolaringologia, Prof. Dr. Richard Voegels”, diz Dr. Fabio Pinna, um dos autores do livro.

O livro começou com a ideia do Prof. Dr. Geraldo Jotz sobre um livro baseado somente em sinais sintomas de toda otorrinolaringologia abordando os temas rinologia, laringologia, otologia e propedêutica. “Contamos com a colaboração de todos os docentes da Disciplina de ORL da Faculdade de Medicina da USP para conseguirmos terminar esse livro em tempo recorde – um ano. E o resultado está impresso nas 166 páginas, em quatro seções com editores específicos, com fotos e ilustrações elaboradas para maximizar a didática do texto”, continua ele.

Público alvo
Escrito para atingir – e interessar – estudantes de medicina do 3º ao 5º ano, o livro Otorrinolaringologia Baseada em Sinais e Sintomas descreve o que acontece com quem possui, por exemplo, otalgia. “Uma simples dor de ouvido (otalgia) pode estar relacionada a diversos diagnósticos. Nesse contexto, o livro procura exercitar o raciocínio clínico do aluno de medicina a fim de torna-lo apto, no futuro, a dar as condutas iniciais frente a diversos sintomas dessa especialidade. Esperamos que alunos de medicina de todo o país apreciem a leitura e que possamos contribuir para solidificar conceitos básicos de nossa especialidade desde a formação médica em diversas faculdades do Brasil”, finaliza o autor.

O livro custará no dia do lançamento R$ 150,00 e estará à venda durante o 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia. Depois, poderá ser comprado na sede da Fundação Otorrinolaringologia, em São Paulo.

Postagem relacionada

FMUSP desenvolve aparelho auditivo digital de baixo custo

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) desenvolveram um aparelho auditivo digital de baixo custo a partir de componentes padronizados. Trata-se de um modelo “genérico” de aparelho auditivo retroauricular (usado atrás da orelha), batizado de Manaus, que apresenta, entre os diferenciais, autonomia de 440 horas com uma bateria e quatro programas de adaptação, além […]

Realizado o primeiro implante de tronco cerebral em Natal

No dia 20 de janeiro no Hospital do Coração em Natal, Rio Grande do Norte, foi realizado o primeiro implante de tronco cerebral do Nordeste. Até então este complexo procedimento só havia sido realizado no Hospital das Clinicas em São Paulo. A paciente de 19 anos portadora de neurofibromatose tipo II apresentava tumores nos dois […]